Notícias
Home / Coisas do Brasil / Billings

Billings


A represa Billings foi construída em 1925, é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga.
A represa foi idealizada nas décadas de 1930 e 1940 pelo engenheiro Billings, um dos empregados da extinta concessionária de energia elétrica Light, daí o nome. Inicialmente, a represa tinha o objetivo de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.

Cercada por densa vegetação, suas águas representam, para os habitantes da Grande São Paulo, uma opção de lazer e turismo. As águas da represa são ótimas para a prática de esportes náuticos, como a vela e o windsurf. A pescaria é outra boa opção de lazer oferecida pela Billings devido às espécies de peixes encontradas, como tilápias, lambaris, carpas húngaras e traíras, entre outras.Recentemente passaram a ocorrer na represa campeonatos de Motonáutica e de Jet Ski.

Sobre o admin

Além disso, verifique

Contagem Regressiva

Da Redação. Prefeito Orlando Morando oficializa prazo de 45 dias para entrega da reforma do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *