Notícias
Home / Esporte / Caravana do Esporte

Caravana do Esporte

Da Redação:

Cidade de São Bernardo recebe a Caravana do Esporte

Atividades esportivas e culturais acontecem na Arena Olímpica e são promovidas pela ESPN, Disney, Unicef e pelo Instituto Esporte & Educação
São Bernardo recebe entre hoje e quinta-feira (30/08) o programa Caravana do Esporte, promovido pelo canal ESPN, pela Disney, pelo Unicef e pelos institutos Esporte & Educação e Mpumalanga. O evento faz parte do calendário de 465 anos do município.

O calendário de atividades será desenvolvido na Arena Olímpica – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, localizada na Vila Tanque. Durante os três dias, serão desenvolvidas ações educacionais dirigidas gratuitamente a alunos, educadores e gestores das áreas da Educação, Saúde e Esporte do município.

Entre os dias 28 e 30 de agosto, das 8h às 17h, mais de 3 mil estudantes do ensino fundamental, orientados por especialistas dos projetos, vão brincar em três tendas de música, dança e cinema e em oito mini-estações esportivas no espaço especialmente montado pelo projeto.
Durante a abertura do evento, realizada nesta terça-feira (28/08), o prefeito Orlando Morando, acompanhado da secretária de Educação, Silvia Donnini, afirmou que o Esporte colabora para a formação da cidadania. “É muito importante para o município, uma parceria com a ESPN, Disney e com o Unicef, além do apoio da iniciativa privada. É algo que faz com que a cidade possa ser projetada em outras fronteiras e ao mesmo tempo é bom para os alunos terem esse dia diferente, com diversão e lazer. As crianças ficam felizes e encontram outros amigos”, prosseguiu.
Na visão do chefe do Executivo, a relação da Administração com a iniciativa privada é positiva e vai continuar. “Mantemos relação próxima com a iniciativa privada, por meio de ações de zeladoria como o programa Praça Parque e também em ações educativas. É uma filosofia do governo manter essa proximidade”, finalizou.
Durante o evento, Morando visitou as instalações da Caravana na companhia de Abel Ardigó, representante e coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação.

Para a secretária Silvia Donnini, a Caravana do Esporte é uma oportunidade de levar esporte, entretenimento, educação e cultura para os alunos da rede municipal. “O conjunto de atividades que estarão disponíveis exploram muitas possibilidades e ampliam a visão dos atores envolvidos na Educação municipal. Isso é muito importante não só para as crianças, mas também para suas famílias”, pontuou.

Já o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, “Estou feliz com o projeto, estamos acostumados a usar a arena para esporte de alto rendimento e hoje temos a chance de ter atividades lúdicas, de formação na área esportiva. Acaba sendo algo diferenciado e servirá de exemplo para termos projetos semelhantes. Esporte e Educação andam juntos no município e a integração é algo relevante”, reconheceu.

PROGRAMA – Nesta edição de São Bernardo estarão presentes os atletas Keila Costa, que ganhou três medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e 2015, no salto triplo e no salto em distância e também esteve em quatro Olimpíadas, o Mauro Vinícius Duda, bicampeão mundial de salto em distância em pista coberta, do campeão brasileiro de decatlo, Ivan Scolfaro, e de Ana Moser, medalhista olímpica do vôlei e presidente do Instituto Esporte & Educação, responsável pela iniciativa.

Além deles, os ginastas Daniele e Diego Hypolito, atletas de São Bernardo, também estarão presente nas ações do Caravana do Esporte.

ARTES – As atividades do Caravana do Esporte contemplam ainda o Cinema da Caravana, que terá a presença de famosos personagens da Disney, Mickey e Pateta, que estarão com os estudantes para fotos após as sessões de filmes pela manhã e à tarde.

A comunidade terá acesso gratuito ao cinema, no período noturno, com 400 lugares por ordem de chegada, na terça (28/08) e na quinta (30/08), às 19h.

Na quarta-feira (29/08), às 20h, o Show da Caravana iluminará a maior tenda dos projetos com apresentações da cantora e sambista paulista Adriana Moreira, da Banda da Caravana das Artes e participações do poeta Rudá Ventura e da atriz argentina Dai, do Disney Júnior.

SOBRE – A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação que viajam o Brasil levando as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores públicos.

O programa começou em 2005, com a parceria entre os canais ESPN, o Unicef e o Instituto Esporte & Educação, da medalhista olímpica Ana Moser, e que ganhou a força das artes em 2007 com parceria do Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, também diretora geral das Caravanas.

Ao todo já foram mais 160 municípios visitados, com participação voluntária de artistas e atletas. Uma rede de mais de 200 ídolos do esporte e das artes parceiros dos projetos.

Sobre o admin

Além disso, verifique

Prevenção e Mobilização

Prevenção e Mobilidade Operação “Pé D’água” lança plano de ação para amenizar maiores danos com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *