Home / Cultura / Maestro João Carlos Martins

Maestro João Carlos Martins

Mestro João Carlos Martins

 

Maestro João Carlos Martins comanda alunos
de EMEB em apresentação no Rudge Ramos
Estudantes fazem parte do projeto ‘A Música Venceu’ e receberam
instrumentos, além de aulas de violino
Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Otílio de Oliveira, no Rudge Ramos, participaram de apresentação com o maestro João Carlos Martins e sua Orquestra Bachiana. O evento contou com a exibição de 35 alunos, dos 100 que participam do projeto ‘A Música Venceu’, que é oferecido pela Fundação Bachiana, filarmônica com trabalho de musicalização em escolas e polos culturais.
Durante a apresentação, os alunos tocaram duas canções populares: a francesa “Frère Jacques” e “Brilha Brilha Estrelinha”. O maestro se disse orgulhoso em conduzir as crianças. “Quando soube que a apresentação seria hoje, reorganizei toda a minha agenda para honrar meu compromisso com vocês. É pelas crianças e pela música que todo sacrifício vale a pena.”
Martins conduziu ainda o “1º Movimento da Serenata Noturna de Mozart”, “4º Movimento da Sinfonia Número 4” de Beethoven e se apresentou ao piano durante a execução de “Libertango”, de Piazzolla. Em seguida a orquestra executou o coral “Jesus, alegria dos homens”, da “Cantata 147”, de Bach, a marcha americana “Estrelas e listras para sempre”, de John Philip Sousa, e encerrou com o samba “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.
Para a mãe de aluna Conceição Mello, moradora do Rudge Ramos, a oportunidade de ver sua filha se apresentando foi emocionante. “A Prefeitura de São Bernardo sempre preza pela qualidade da Educação e de incentivo a projeto como esse, que é resultado de uma competição que a escola participou. Fico muito feliz em ter a oportunidade de participar desse tipo de apresentação e de ver minha filha aprendendo a tocar um instrumento tão bonito como o violino.”
Já a aluna Beatriz Manocchio, de 8 anos, disse que nunca teve contato com instrumento musical antes de participar do projeto. Beatriz é uma das alunas que se apresentaram nesta terça-feira. “Pude aprender a segurar o violino, utilizar o seu arco, postura. Confesso que fiquei muito nervosa, porque é minha primeira apresentação, mas se puder, quero continuar a estudar esse instrumento.”
A escola venceu o concurso “Reciclar é Show”, que envolveu 100 escolas de todo o País, com a criação de instrumentos de sopro e percussão feitos de material reciclável. Oitenta alunos passaram a integrar o projeto “A Música Venceu”, comandado pelo maestro, e ganharam como prêmio aulas práticas de violino e também os instrumentos, doados pela Fundação Bachiana. As aulas acontecem duas vezes por semana, na própria EMEB.
A aula inicial foi realizada no fim de abril. Além dos violinos, a unidade escolar recebeu prêmio de R$ 15 mil, revertido em projetos destinados a despertar a musicalidade nos alunos do Ensino Fundamental matriculados na escola, com idades entre 7 e 11 anos. As aulas de violino são aplicadas pelo professor Fellipe Moreira Santarelli, que integra a Orquestra Bachiana, comandada por Martins.
Para o professor Santarelli, ter a oportunidade de coordenar o curso na escola é motivo de orgulho. “Fico feliz em ver que nesses seis meses foi possível conseguir preparar os alunos para essa apresentação. São jovens que estão muito interessados e fazem o melhor para continuar participando do programa. Esse prazer pela música é o que nos motiva.”

Sobre o admin

Além disso, verifique

Primeira radioterapia pública no grande abc

Primeira radioterapia pública no grande ABC. Feita a confirmação e será para serviços de adequação ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *