Home / Notícias / Primeira mini-hidrelétrica do Brasil

Primeira mini-hidrelétrica do Brasil

Sabesp instala primeira mini-hidrelétrica com turbogerador do Brasil
O equipamento garante abastecimento para 9 bairros mesmo que falte energias na cidade: Rudge Ramos, Jardim Orlandina, Vila Vivaldi, Vila Branca, Vila Caminho do Mar, Vila Missolini, Jardim Paramount, Jardim Hollywood e Jardim Copacabana.
Inicia hoje (05/12/2018) a utilizar a força de água que passa pela tubulação para gerar energia elétrica na região do grande ABC.
O equipamento produz energia limpa a partir da movimentação da água que chega por gravidade ao reservatório, vinda da estação de tratamento de água.
A Companhia vai utilizar a força da água que passa pela tubulação para gerar energia elétrica. O equipamento foi instalado em São Bernardo do Campo, no reservató￳rio Mussolini, região do Rudge Ramos, e tem capacidade de gerar mais de 20 mil KWh ao mês.
A energia produzida será utilizada na estação de bombeamento que fornece água para 46 mil pessoas da região, tornando o setor de abastecimento autossuficiente em energia e proporcionando uma economia de R$ 142 mil por ano na conta de luz da SABESP. A companhia precisa de energia para bombear água até as casas. Com a inovação, mesmo que aconteça a interrupção da energia no sistema da concessionária de luz, o fornecimento de agua continua garantido na região por conta do turbogerador.
Com finalização dos testes e avaliação dos resultados obtidos, o equipamento poderá ser instalado em outros reservatórios que estão em análises de viabilidade.
O Prefeito Orlando Morando (PSDB) discorre em sua fala que, iniciamos um projeto pioneiro e inovador… Primeiro que é enérgico e torna o sistema autossustentável unindo diversos pontos de eficiência.
Obseva que: para termos água em casa em muitos pontos da cidade precisa-se de bomba para que possa através da pressão chegar água em nossas casas quando tem interrupção do fornecimento de energia elétrica por parte da ENEL (antiga Eletropaulo). Com o Projeto não teremos interrupção por conta do turbogerador…
Explica que se trata de uma turbina movimentada pela pressão da água. Essa nova tecnologia traz uma inovação e princípio de sustentabilidade ambiental, o￳timo projeto de saneamento basico para a cidade.
Participarão da entrega: Prefeito Orlando Morando (PSDB), Superintendente da Unidade de Nego￳cio Sul da Sabesp Roberval Tavares de Souza, Secretários, Vereadores, funcionários, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem: Pio de Souza e Cristina Campanholo

Sobre o admin

Além disso, verifique

Prefeito Orlando Morando pauta com Estado e União ações para São Bernardo no 18º Fórum Empresarial

Da Redação. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, pautou ações de relevância para o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *